O SNEF lança iniciativa da SBF para conhecer problemas, dilemas e êxitos de quem atua na educação básica e no ensino superior no Brasil; submissões de pautas para diálogo no evento terminam no dia 23 de setembro

A Comissão Organizadora do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) da Sociedade Brasileira de Física (SBF) preparou um formulário eletrônico e diretrizes para sócias e sócios enriquecerem o diálogo sobre os problemas, dilemas e êxitos de físicas e físicos que atuam na educação básica e no ensino superior no Brasil. Quem quiser submeter sua proposta de pauta para diálogo deverá observar algumas orientações e enviar o formulário até dia 23 de setembro. As diretrizes e o acesso ao documento de submissão se encontram na página do SNEF.

“Tivemos a sensação que nós estávamos muito em direção à produtividade acadêmica. E esse chamamento é para uma dimensão de escuta e acolhida logo após a pandemia”, explica Arnaldo Vaz, professor no Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), coordenador da Comissão Organizadora do XXV SNEF.

Este evento vai se realizar de 8 a 10 de novembro de 2023 em oito Estados em 8 cidades de 7 Estados simultaneamente: Manaus (AM), São Luís (MA), Juiz de Fora (MG), Caruaru (PE), Curitiba (PR), Volta Redonda (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Maria (RS). Segundo a comissão, essa capilaridade pode ajudar a Reimaginar nossos futuros juntos, como propõe a Unesco.

Para ressaltar essa visão, a comissão escreveu um texto com as justificativas para essa tomada de decisão. De acordo com o texto, um dos principais motivos é o fato de vivermos em uma era de extremos, na qual educação, ciência e democracia ora são atacadas, ora promovem melhorias na vida de muitas pessoas. “Para que a SBF possa desempenhar um papel importante nos debates correntes – inclusive em relação às mudanças que o MEC propõe –, ela irá reunir dados, mas também vivências pessoais de sócias e sócios que atuam na educação básica e no ensino superior”, explica o texto.

O documento ressalta que “tais vivências serão objeto de diálogo no Simpósio Nacional de Ensino de Física da SBF”. Em parceria com a diretoria da SBF, esse canal de escuta é direcionado a estudantes de graduação, professoras e professores da educação básica e superior, pesquisadoras e pesquisadores de ensino de Física, de educação ou de divulgação científica; e para pessoas que produzem materiais, coordenam cursos e promovem reflexões e reformulações curriculares.

Em busca do equilíbrio – De acordo com a comissão, a tensão desta era torna difícil escutar as próprias intuições e agir de maneira equilibrada. “Porém, ao escutarmos pessoas que têm experiências e conhecimentos diferentes, mas que compartilham valores e esperanças semelhantes aos nossos, podemos reavivar o desejo que temos de cooperar”, pondera o texto. “As propostas de pauta de diálogo dessas pessoas, em particular, poderão contribuir para criar a convergência necessária entre nós – pessoas com grande diversidade de saberes; de uma rede de participantes com muita capilaridade e fortes laços, tanto profissionais, quanto pessoais.” 

Ação institucional – A organização do SNEF, como de todo evento acadêmico, teve que priorizar sua dimensão acadêmica. Mas, a capilaridade do formato em rede permitiu notar o estado de espírito de professoras e professores da educação básica, estudantes de licenciatura e de pós-graduação em ensino, continua o texto da comissão. “Essa comunidade que atendeu ao chamado para a edição excepcional do SNEF em rede nos fez ver que além de interesse pelos produtos do trabalho nas instituições de ensino ou pelos produtos da pesquisa em ensino, existe interesse em dialogar sobre questões de fundo, sobre dilemas e até sobre êxitos, a respeito dos quais temos dificuldade de falar de maneira objetiva.”

O chamamento de propostas de pauta de diálogo pressupõe que todos os participantes do SNEF têm necessidade de encarar juntos essas dificuldades. “Ao fazer esse chamamento, a organização do SNEF procura dar encaminhamento a uma ação que possa resultar em trabalho conjunto por meio da orientação para cada proposta ser acompanhada de um caso exemplar. Pedimos, portanto, que cada proposta de pauta tenha um título e seja exemplificada por um evento ou sequência de eventos, que sirva como caso exemplar de êxito, de problema ou de dilema no formulário de submissão da proposta.”

(Comissão Organizadora Nacional do XXV SNEF e SBF)