Virologia Física: Uma perspectiva para o estudo de partículas virais

Resumo: A investigação de propriedades físicas em nanoescala são fundamentais para a compreensão de diversos processos biológicos, especialmente em partículas virais. Para combater um vírus, é necessário entender como funcionam suas principais estruturas, principalmente as responsáveis pela patogenicidade da infecção viral. Entender do ponto de vista físico a estrutura e as propriedades do vírus é extremamente importante para encontrar pontos vulneráveis que possam propor, por exemplo, fármacos ou biomoléculas específicas. A determinação da ultraestrutura e das propriedades físicas de partículas virais podem ser fundamentais para a proposição de marcadores biofísicos e lançar luz sobre novas rotas de tratamento.

Este seminário tem a Microscopia de Força Atômica como a principal ferramenta para a investigação da ultraestrutura e propriedades físicas de virions inativados: SARS-CoV-2 e Zika. As partículas virais são analisadas, com foco especial em suas ultraestruturas, conformação de adsorção, mapeamento local de cargas e comportamentos nanomecânicos. Os resultados revelam aspectos da organização, carga local e distribuição espacial das proteínas na superfície das partículas virais. O comportamento complacente e maleável da membrana e sua capacidade de recuperação de lesões mecânicas também são avaliados. Este estudo fornece uma visão singular sobre a ultraestrutura das partículas virais em nanoescala, trazendo novas perspectivas que podem ser empregadas para mapear a superfície viral.

Pesquisadora: Luciana Magalhães Rebelo Alencar é graduada e mestre pela Universidade Federal do Ceará – UFC, com ênfase em Sistemas Biológicos e Microscopia de Força Atômica. Ph.D. em Física pela mesma instituição, em colaboração com a Universidade de Bremen (Departamento de Biofísica), na Alemanha, com ênfase em Biofísica e Propriedades Biomecânicas de células tumorais. Pós-doutora pelo Programa PNPD (Universidade Federal do Ceará). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, coordenadora do Laboratório de Biofísica e Nanossistemas da UFMA, e coordenadora do Grupo de Biofísica da UFMA, membro da Sociedade Brasileira de Biofísica e da Sociedade Brasileira de Física. É membro permanente dos Programas de Pós-Graduação em Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências dos Materiais da UFMA. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a síntese e caracterização de sistemas biológicos e nanoestruturados e suas interações.

Maiores informações sobre a Comissão de Física Biológica