unnamed

Nesta webconferência intitulada “E=mc2 e o mundo da matéria” e que será ministrada pela Profa. Dra. Fabiana Botelho Kneubil em 10/06/2022, sexta-feira, a partir das 16h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, será abordada a Teoria da Relatividade de Einstein, que foi lançada em 1905, trouxe muitas implicações para a Física e produziu uma nova concepção de mundo. A famosa fórmula E=mc2 é um ícone desta teoria e seu significado é bem mais profundo e belo do que costuma ser divulgado. Nesta conferência, serão exploradas as consequências do E=mc2, em entes materiais existentes na natureza, numa ordem de escala decrescente, das moléculas até os minúsculos quarks. Será mostrado que a lei de Lavoisier para a conservação das massas não é válida e que cerca de 99% do peso de todas as coisas que nos cercam é devido às suas energias cinética e potencial.

Para assistir o evento, clique diretamente aqui ou na figura abaixo, 

unnamed

Nesta webconferência intitulada “O espaço da Astronomia Cultural na Educação Básica e no Ensino Não Formal”, que será ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Aparecido Kantor em 07/06/2022, terça-feira, a partir das 16h, com transmissão simultânea pelo canal “Debate Consciência” do YouTube, será discutido inicialmente o conceito de Astronomia Cultural para, em seguida, serem analisadas as possibilidades de inserção de temas dessa área na Educação Básica, sob a luz da Base Nacional Comum Curricular e da formação dos professores para essa etapa da Educação, e nas instituições que se dedicam à Divulgação Científica.

Para assistir o evento, clique diretamente aqui ou na figura abaixo,

 

WhatsApp Image 2022 05 18 at 12.41.22 1

Nesta webconferência intitulada “Alfabetização Científica e Museus” e que será ministrada pela Profa. Dra. Martha Marandino, no dia 23/05/2022, segunda-feira, a partir das 16h, serão abordados aspectos sobre o papel educativo da divulgação dos museus de ciências ao longo de sua trajetória. Além disso, serão discutidos resultados de pesquisa sobre as possibilidades e os limites de promover o processo de Alfabetização Científica (AC) nos museus.

Para assistir o evento, clique diretamente aqui ou na figura abaixo,