Toda a equipe brasileira volta com medalhas da XXVII Olimpíada Ibero-Americana de Física (OIbF). O evento, organizado pela Guatemala, foi realizado na modalidade online de 1 a 8/10/2022, mais detalhes em oibf 2022.
Conquistaram medalhas de ouro Alberto Akira Ito Albernaz, do Colégio Farias de Brito (CE), e Lucas Alencar Sampaio, do Colégio Master (CE). Gabriel Mazzili Pedroza, do Colégio Etapa (São Paulo, SP) e Lucas Ribeiro Bortoletto, do Colégio Etapa (Valinhos, SP) conquistaram medalhas de prata.
O estudante Alberto Akira Ito Albernaz recebeu também o prêmio de maior nota geral da competição (top gold).
Na foto acima, da esquerda para a direita, Alberto Akira Ito Albernaz, Lucas Ribeiro Bortoletto, Gabriel Mazzili Pedroza e Lucas Alencar Sampaio.
Os delegados da equipe Brasileira foram os professores Ricardo Andreas Sauerwein (UFSM) e Mário Soares César Xavier (UEPB).
O Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sediou a equipe brasileira durante o período de realização de provas. Os trabalhos desta sede de aplicação de provas foram coordenados pelo prof. Dioni Paulo Pastorio (UFRGS) e a supervisão dos estudantes coube à profa. Inés Prieto Schmidt Sauerwein (UFSM).