Brasil conquista duas medalhas de prata, duas de bronze e uma menção honrosa na 52ª edição da Olimpíada Internacional de Física, IPhO 2022, que ocorreu 10 a 17/07/2022, veja http://ipho2022.com.
Pela ordem de classificação no evento, Matheus Felipe Ramos Borges, do Colégio Christus (CE) e Gabriel Morais Barros, do Colégio Master (CE), conquistaram medalhas de prata; Rafael Moreno Ribeiro, do Colégio Ari de Sá e José Alberto Feijão Tizon, do Colégio Christus (CE), conquistaram medalhas de bronze e Gustavo Esteche Araújo, do Colégio Ari de Sá (CE), conquistou uma menção honrosa.
Na foto a equipe brasileira, da esquerda para a direita: Matheus, Rafael, José Alberto, Gabriel e Gustavo.
A competição havia sido planejada para ocorrer presencialmente na Bielorrússia, porém a guerra na Ucrânia fez com que fosse realizada pela pela Suíça e no formato online. Seguindo as recomendações da IPhO, o Brasil, assim como a maioria dos países, organizou uma sede local de aplicação de provas na cidade de Fortaleza, CE, onde nossa equipe realizou as provas sob supervisão da OBF.
A equipe brasileira foi liderada pelos professores Ivan Mitoso Rocha (ITA) e Ricardo Andreas Sauerwein (UFSM). A professora Inés Prieto Schmidt Sauerwein (UFSM) foi a supervisora (invigilator) da sede de aplicação de provas.