002/2025 - 23 de Janeiro de 2025
DESTAQUE EM FÍSICA

MNPEF completa 12 anos em uma jornada de transformações

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) celebra, em 2025, seus 12 anos de história, consolidando-se como um marco na formação continuada de professores de Física da Educação Básica. Idealizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) em 2011, o programa foi oficialmente implementado em 2013 e se destaca pelo modelo de rede colaborativa que integra atualmente 61 polos distribuídos em todos os Estados do Brasil. Nesse período até 2022, segundo o Relatório de Gestão da SBF, o MNPEF titulou mais de 2.300 professores e conta com 1.632 mestrandos matriculados e 835 docentes formadores.

Leia mais

Descoberta ajuda no controle de luz em dispositivos nanométricos

A luz colorida dos vitrais de catedrais ilumina também um tipo de pesquisa na Física brasileira que chegou a uma grande descoberta em 2024, que poderá revolucionar o uso de fótons em equipamentos eletrônicos nanométricos bidimensionais. O estudo teórico “Chiral Propagation of Plasmon Polaritons due to Competing Anisotropies in a Twisted Photonic Heterostructure”, publicado no dia 25 de novembro no periódico científico Nano Letters, afirma que é possível controlar a trajetória da luz em um material bidimensional composto de fósforo negro depositado sobre um substrato de calcita, o que é impossível até agora de ocorrer no grafeno, que também tem apenas uma camada de átomos.

Leia mais

EVENTOS DA SBF
OPORTUNIDADES
Recebidos de 09/01/2024 a 23/01/2025 - anuncios@sbfisica.org.br

Concurso para Professor Doutor no Instituto de Física da USP

O Departamento de Física dos Materiais e Mecânica do Instituto de  Física da Universidade de São Paulo (IFUSP) está com inscrições  abertas para concurso de Professor Doutor Efetivo na área de Física de 
Matéria Condensada Experimental ou Teórica.

Leia mais

VAGAS

EVENTOS
Acesse mais informações sobre oportunidades, eventos e revistas abertas para a submissão de trabalhos em nosso site sbfisica.org.br em Notícias > O portunidades .
Siga a gente nas redes sociais:
Facebook Facebook
Twitter Twitter
Instagram Instagram
YouTube YouTube
Esta é uma mensagem automática.
Favor não responder este e-mail, pois não será lido.