Bem-vinda(o)

 XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física - SNEF2021 - Remoto
Repensando o ensino de Física para a contemporaneidade

O Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF) é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O primeiro SNEF ocorreu no Instituto de Física da Universidade de São Paulo em 1970*. O XXIV SNEF, organizado pela Universidade Federal do ABC, será realizado de forma remota no período de 19 a 30 de julho de 2021, consistindo em 3 etapas:

Etapa 1 – Conferências e painéis online prévios ao evento propriamente dito, a partir do mês de maio.

Etapa 2 – Evento oficial (conferências, painéis, mesas-redondas e comunicações orais) – Período: 19 a 23 de julho – Certificação para inscritos no evento.

Etapa 3 – Web minicursos – Período: 26 a 30 de julho. Será permitida a inscrição de participantes apenas para essa etapa – Certificação para inscritos.

Os assuntos que subsidiam as mesas, painéis e palestras vinculam-se aos três grandes debates:

  1. Currículo e conhecimentos de física para a contemporaneidade: O que é importante ensinar e aprender?
    [Tópicos da física contemporânea; história e natureza da física; integração disciplinar nas ciências, física socioambiental, complexidade, criticidade e ética na física, conceitos e conteúdos de física e os itinerários formativos considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD); Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)].
  2. Inovação, tecnologias, aprendizagem e a experimentação no ensino de física: Como nós professores podemos ensinar melhor?
    [Aprendizagem crítica e criativa, metodologias ativas e investigativas; novas mídias e suas tecnologias; inovação em sala de aula].
  3. Formação permanente de professores de física: Como nós professores aprendemos?
    [Formação inicial nas licenciaturas e pós-graduação em Ensino de Física; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica, programas e projetos de atuação e formação na escola básica; Base Nacional Comum de Formação Docente].

Esperamos encontrá-los bem e animados para o primeiro SNEF remoto! Que os desafios possam nos aproximar.

 

Comissão Organizadora do XXIV SNEF - SNEF2021