Estatuto da Comissão de Partículas e Campos da SBF

A comunidade da área de Partículas e Campos é definida pelo conjunto de sócios da SBF cadastrados como pertencentes a esta área em um banco de dados constituído para este fim. Esta comunidade se fará representar, para o cuidado de seus interesses, através da Comissão de Partículas e Campos, cujas funções e estrutura são definidas a seguir:

1. A Comissão de Partículas e Campos (CPC) da SBF tem por objetivos o desenvolvimento e a divulgação dos conhecimentos em física de Partículas Elementares, Teoria Quântica de Campos, Cosmologia, Gravitação e Física Matemática.

2. A CPC será composta por um representante de cada sub-área: Física Experimental de Partículas, Fenomenologia, Teoria de Campos/Física Matemática e Gravitação/Cosmologia; acrescidos de um coordenador e um vice-coordenador, todos eleitos por um período de dois anos. Esta eleição será realizada a cada dois anos, tendo direito a voto todos os sócios da SBF cadastrados na área.

3. Na possibilidade de um representante de sub-área se ausentar durante um período, ele poderá indicar seu substituto temporário junto à CPC.

4. As atribuições desta comissão são:

(a) Coordenar estudos e avaliações sobre o desenvolvimento da área e suas sub-áreas;

(b) Coordenar estudos sobre formação de pessoal e perspectivas profissionais para a área;

(c) Elaborar, coordenar e divulgar políticas e projetos para o desenvolvimento da área;

(d) Coordenar atividades da área e subáreas, em particular de seus encontros e escolas;

(e) Sugerir às agências financiadoras parâmetros para avaliação da área e suas sub-áreas;

(f) Instituir prêmios;

(g) Coordenar e apoiar ações para divulgação da área e suas sub-áreas;

 

5. O coordenador terá como funções presidir e organizar as atividades da CPC, bem como representar a comunidade junto a Diretoria, Conselho e outros órgãos da SBF.

6. No impedimento do Coordenador, o Vice-Coordenador o substituirá em suas funções, podendo representá-lo quando solicitado.

7. A CPC reunir-se-á, pelo menos, uma vez por ano e apresentará relatórios anuais de suas atividades, preferencialmente por ocasião do Encontro Nacional de Partículas e Campos, e também através de meios de divulgação escrita e eletrônica.