Palestra Pública: Utilização da História e Filosofia da Ciência no Ensino de Física.

Palestra ministrada na Universidade Franciscana de Santa Maria, RS, em  
31/08/2018. 

 

Palestra História da Ciência no Ensino - Prof André Assis from UFN - Universidade Franciscana on Vimeo.

 

Slides: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/historia-e-filosofia-da-ciencia-no-ensino-de-fisica-31-08-2018.pdf


Resumo: Mostramos com alguns exemplos a importância da história e da  
filosofia da ciência no ensino de física.
Inicialmente falamos do conhecimento de Copérnico da teoria  
heliocêntrica de Aristarco.
Citamos como Thomas Kuhn teve suas concepções abaladas por sua  
introdução à história da ciência.
A importância da história da física no ensino foi fundamental para  
Ernst Mach chegar nas suas críticas
da teoria de Newton, que influenciaram fortemente a Einstein, embora o  
próprio Mach tenha rejeitado as teorias da relatividade.
Discutimos os vários significados da velocidade que aparece na força  
de Lorentz,
essa é a velocidade da carga em relação a que? Maxwell, Lorentz e  
Einstein deram significados bem diferentes a essa velocidade.
Qual se deve usar? Mostramos ainda que Ampère nunca escreveu a assim  
chamada lei circuital de Ampère,
nunca trabalhou com o conceito de campo magnético e que ele era contrário
a qualquer coisa circulando ao redor de um longo fio reto conduzindo  
uma corrente.
Maxwell conhecia a lei de Grassmann-Biot-Savart que aparece nos livros  
didáticos,
mas preferia a força entre elementos de corrente de Ampère, que não  
aparece na maioria dos livros atuais.
Discutimos como a história e a filosofia da ciência auxiliam na  
formação crítica dos estudantes de física.

História da Eletricidade no Ensino de Física

 

Seminário realizado em 14/09/2018 no Programa de Pós-Graduação em  
Educação Científica e Tecnológica da
Univ. Fed. de Santa Catarina, PPGECT/UFSC.

Resumo: Apresentamos alguns aspectos da história da eletricidade que  
podem ser explorados construtivamente no ensino de física.
Em particular, discutimos o efeito âmbar, a atração de um filete de  
água por um plástico eletrizado,
a atração e a repulsão elétrica, o mecanismo de  
atração/contato/repulsão ou mecanismo ACR,
os condutores e isolantes juntamente com suas principais propriedades.  
Mostramos como construir diversos instrumentos com
material acessível e de baixo custo: versório, pêndulo elétrico e  
eletroscópio. Fazemos algumas experiências como
a atração de pedacinhos de papel por um plástico eletrizado e a  
flutuação de uma penugem ou semente de dente de leão
por um tubo plástico eletrizado. Comparamos o eletroscópio de baixo  
custo feito com cartolina, canudinho e uma
tirinha de papel de seda com o eletroscópio de folhas de ouro que  
aparece nos livros didáticos. Mostramos as explicações
para o efeito âmbar e para o desvio de um filete de água que aparecem  
nos livros didáticos e enfatizamos que
não concordamos com essas explicações. Por último discutimos alguns  
mistérios do efeito âmbar que acreditamos que
ainda não foram totalmente solucionados até os dias de hoje.

Slides desta apresentação:

http://www.ifi.unicamp.br/~assis/eletricidade-14-09-2018.pdf

Essa palestra é baseada nos 2 volumes do livro Os Fundamentos  
Experimentais e Históricos da Eletricidade.


Volume 1: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletricidade.pdf

Volume 2: http://www.ifi.unicamp.br/~assis/Eletricidade-Vol-2.pdf