UFABC, Santo André , SP
13 a 17 de outubro de 2014
Apresentação
A I EBEF é um evento destinado a professores docentes de cursos de mestrados profissionais em ensino de Física, particularmente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Dependendo da disponibilidade de vagas, poderão participar também professores de Física do Ensino Médio e estudantes de pós-graduação em Ensino de Física.
O objetivo central é contribuir para uma mudança de paradigmas no ensino de Física, em especial nas disciplinas do MNPEF: sair do paradigma da narrativa, centrado no professor e baseado em aulas expositivas e listas de problemas, e passar para o paradigma da aprendizagem ativa centrado no aluno e baseado em atividades colaborativas, na diversidade de estratégias de ensino e de recursos instrucionais.
A Escola está centrada em quatro minicursos e duas conferências. Os minicursos estarão focados essencialmente em fundamentações conceituais, epistemológicas, teóricas e tecnológicas para o ensino de Física. As conferências estarão mais centradas na metodologia de ensino e avaliação.
Minicursos
Minicurso 1: Mecânica Quântica: uma abordagem conceitual. (Carlos Aguiar, IF-UFRJ).
Minicurso 2: Historia e Epistemologia da Física (Olival Freire, IF-UFBA).
Minicurso 3: Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem (Marco A. Moreira, IF-UFRGS).
Minicurso 4: TIC no Ensino da Física (Eliane Veit e Ives Solano Araújo, IF-UFRGS)
Conferências
Conferência 1: Abandono da narrativa, da lousa e do livro de texto (Marco A. Moreira, IF-UFRGS)
Conferência 2: Simulações e games na sala de aula (Nelson Studart, CCNH, UFABC – DF-UFSCar)
Observações importantes
· Não há nenhuma possibilidade de apoio financeiro de parte da organização do evento. Participantes devem buscar esse apoio em suas instituições, em fundações estaduais, em seus programas de pós-graduação.
· Os horários dos minicursos não coincidirão, de modo que todos os participantes poderão assistir a todos. É esta a proposta do evento.
· Em todos os minicursos serão facilitados materiais instrucionais.
· Considerando que o evento está estruturado em minicursos para todos participantes, o número de vagas estará limitado, em princípio, a 80 participantes. O preenchimento dessas vagas será decidido pela Comissão Organizadora, a fim de que haja uniformidade na distribuição de docentes por polos.
· Oportunamente serão dadas sugestões de hotéis.
· Haverá um pequeno espaço para apresentações de trabalhos, palestras, discussões. Trabalhos poderão ser submetidos até 15 de agosto; a aceitação será comunicada até 15 de setembro.
· Para maiores informações contatar Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Comissão Organizadora
Marco Antonio Moreira,UFRGS
Nelson Studart, UFABC
Ducinei Garcia, UFSCar
Indianara Silva, UEFS
José Kenichi Mizukoshi, UFABC
Comitê Científico
Iramaia J. C. de Paulo, UFMT
Jorge Sá Martins, UFF
Silvio R. Salinas, USP
13 a 17 de outubro de 2014
Apresentação
A I EBEF é um evento destinado a professores docentes de cursos de mestrados profissionais em ensino de Física, particularmente do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF). Dependendo da disponibilidade de vagas, poderão participar também professores de Física do Ensino Médio e estudantes de pós-graduação em Ensino de Física.
O objetivo central é contribuir para uma mudança de paradigmas no ensino de Física, em especial nas disciplinas do MNPEF: sair do paradigma da narrativa, centrado no professor e baseado em aulas expositivas e listas de problemas, e passar para o paradigma da aprendizagem ativa centrado no aluno e baseado em atividades colaborativas, na diversidade de estratégias de ensino e de recursos instrucionais.
A Escola está centrada em quatro minicursos e duas conferências. Os minicursos estarão focados essencialmente em fundamentações conceituais, epistemológicas, teóricas e tecnológicas para o ensino de Física. As conferências estarão mais centradas na metodologia de ensino e avaliação.
Minicursos
Minicurso 1: Mecânica Quântica: uma abordagem conceitual. (Carlos Aguiar, IF-UFRJ).
Minicurso 2: Historia e Epistemologia da Física (Olival Freire, IF-UFBA).
Minicurso 3: Fundamentos Teóricos em Ensino e Aprendizagem (Marco A. Moreira, IF-UFRGS).
Minicurso 4: TIC no Ensino da Física (Eliane Veit e Ives Solano Araújo, IF-UFRGS)
Conferências
Conferência 1: Abandono da narrativa, da lousa e do livro de texto (Marco A. Moreira, IF-UFRGS)
Conferência 2: Simulações e games na sala de aula (Nelson Studart, CCNH, UFABC – DF-UFSCar)
Observações importantes
· Não há nenhuma possibilidade de apoio financeiro de parte da organização do evento. Participantes devem buscar esse apoio em suas instituições, em fundações estaduais, em seus programas de pós-graduação.
· Os horários dos minicursos não coincidirão, de modo que todos os participantes poderão assistir a todos. É esta a proposta do evento.
· Em todos os minicursos serão facilitados materiais instrucionais.
· Considerando que o evento está estruturado em minicursos para todos participantes, o número de vagas estará limitado, em princípio, a 80 participantes. O preenchimento dessas vagas será decidido pela Comissão Organizadora, a fim de que haja uniformidade na distribuição de docentes por polos.
· Oportunamente serão dadas sugestões de hotéis.
· Haverá um pequeno espaço para apresentações de trabalhos, palestras, discussões. Trabalhos poderão ser submetidos até 15 de agosto; a aceitação será comunicada até 15 de setembro.
· Para maiores informações contatar Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Comissão Organizadora
Marco Antonio Moreira,UFRGS
Nelson Studart, UFABC
Ducinei Garcia, UFSCar
Indianara Silva, UEFS
José Kenichi Mizukoshi, UFABC
Comitê Científico
Iramaia J. C. de Paulo, UFMT
Jorge Sá Martins, UFF
Silvio R. Salinas, USP