Vol. 14 nr. 1 Março 1992

Materiais e Métodos

O limite de Roche
Wilson Lopes, p.3
Energía y sistemas: conceptos relevantes en un programa para aprender Física dirigido a estudiantes de ciencias de la salud
José Michinel Machado, Antonio D’Alessandro Martínez, Horacio Ortega Salvador, p.9
O propagador de Feynman para o oscilador bi-dimensional em um campo magnético variável
José Maria Filardo Bassalo, Paulo de Tarso Santos Alencar, p.16

Pesquisa em Ensino de Física

Concepções sobre força e movimento
Yukimi H. Pregnolatto, Jesuina L.A. Pacca, Carlos Toscano, p.19

Divulgação

Análise de um texto do século XVIII, “A grande experiência de equilíbrio dos líquidos”, de Pascal: aspectos do método experimental e reflexões didáticas
Suzana Maria Coelho, António Dias Nunes, p.24
A crônica do calor: Calorimetria
José Maria Filardo Bassalo, p.29

Diversos

O profissional de educação e o significado do planejamento escolar: Problemas dos programas de atualização
Jesuina L.A. Pacca, p.39

Teses e Dissertações

A Física na formação de professores para as séries iniciais: Um estudo de caso
Fernanda Ostermann, p.43
Acendendo algumas “luzes” e tomando alguns “choques”: A proposta de eletromagnetismo do GREF numa perspectiva de formação continuada de professores
Carlos Toscano, p.43

Resenha

GREF. Física 2: Física Térmica e Ótica
Victor Hugo Guimarães, p.43