Vol. 14 nr. 4 Dezembro 1992

Atualização e Aperfeiçoamento de Professores de Física

El perfeccionamiento docente abordado como un proceso de enseñanza
Irene Villaroel V., Héctor Muñoz M., p.199
Atividades experimentais: Canal de interlocução com professores em treinamento
Ruth Schmitz de Castro, Franklin Elíseo M. Cerqueira, p.205
El perfeccionamiento docente en Física, desde una perspectiva social
Ana Isabel Iglesias, p.209
Estratégias de ensino e mudança conceitual na atualização de professores
Jesuína L.A. Pacca, Alberto Villani, p.222
Una experiencia de perfeccionamiento docente a través de la investigación educativa
Gloria Alzugaray, Roberto Pozzo, Cristina Cámara, Sonia Concari, p.229
Oficinas de Física: Uma experiência em educação continuada
Eduardo Adolfo Terrazzan, Ernst Wolfgang Hamburger, p.234

Pesquisa em Ensino de Física

As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história da ciência numa seqüência de conteúdos em mecânica: O referencial teórico e a receptividade de estudantes universitários à abordagem histórica da relação força e movimento
Luiz O.Q. Peduzzi, Marco Antonio Moreira, Arden Zylbersztajn, p.239
As pesquisas em ensino influenciando a formação de professores
Anna Maria Pessoa de Carvalho, Daniel Gil Pérez, p.247

Diversos

Demostraciones de Física: Elemento motivador en la formación del docente
D. Figueroa, G. Gutierrez, p.253
Proyecto IBERCIMA: Recomendaciones para el diseño de los currículos de Ciência
Daniel Gil Pérez, Marco Antonio Moreira, Carlos Días, Roger Garrett, Ana María Cañas, Juana Nieda, José María Pastor, p.257

Teses e Dissertações

Uma epistemologia racional-realista e o ensino da Física
Fernando Lang da Silveira, p.260
Uma abordagem dialógica para o ensino de Física no 1° grau
Virgína Mello Alves, p.260