|
A Física na EscolaVol. 12 nº 2 - Outubro/2011 |
Carta do Editor
Sílvio R. Dahmen, 3
Bolinha de bexiga com elevado coeficiente de restituição
Cleidson Carneiro Guimarães, 4
Princípios básicos de imagens ultra-sônicas e a determinação da velocidade do som no ar através do eco
Marisa Almeida Cavalcante, Renata Peçanha e Vinicius Freitas Leite, 6
Laboratórios de aprendizagem de física: resultados de uma experiência pedagógica sustentável
Ângela Maria Mendes Dias, Cristina Novikoff e Luiz Eduardo Silva Souza, 12
“Da Arca de Noé à Enterprise”: uma atividade investigativa envolvendo sistema métrico
Sandro Soares Fernandes e Deise Miranda Vianna, 15
Enxergando no escuro: a física do invisível
Daniel Neves Micha, Germano Maioli Penello, Rudy Massami Sakamoto Kawabata, Teo Camarotti, Guilherme Torelly, Patrícia Lustoza de Souza, 19
Decodificando o código de barras
Luís Gustavo Pires Rodrigues, Leonardo Albuquerque Heidemann, Eloir De Carli e Lucas Gabriel Mota da Silveira, 24
Princípio de Arquimedes: uma abordagem experimental
Luiz Marcelo Darroz e Carlos Ariel Samudio Pérez, 28
Projeto “OVO” - Utilização das Leis de Newton no desenvolvimento de uma embalagem resistente a quedas
Antonio Romero Lopes Neto, 32
Ensinar física para alunos do século XXI: como ensinar unidades e medidas - meio metrinho ou meio metrão?
Marcio Medina, 36
O centro de todas as coisas. Um século da descoberta do núcleo atômico
Cássio Leite Vieira, 38
Mini-planetário: um projetor portátil de baixo custo
Demetrius dos Santos Leão, 42
Anexo
Ilusões de óptica: contraste
Mara Fernanda Parisoto e Thaís Rafaela Hilger, 48