A Física na Escola

Vol. 122 - Outubro/2011

Para visualizar os artigos é necessário o Adobe Reader®


Carta do Editor
Sílvio R. Dahmen, 3

Bolinha de bexiga com elevado coeficiente de restituição
Cleidson Carneiro Guimarães, 4

Princípios básicos de imagens ultra-sônicas e a determinação da velocidade do som no ar através do eco
Marisa Almeida Cavalcante, Renata Peçanha e Vinicius Freitas Leite, 6

Laboratórios de aprendizagem de física: resultados de uma experiência pedagógica sustentável
Ângela Maria Mendes Dias, Cristina Novikoff e Luiz Eduardo Silva Souza, 12

“Da Arca de Noé à Enterprise”: uma atividade investigativa envolvendo sistema métrico
Sandro Soares Fernandes e Deise Miranda Vianna, 15

Enxergando no escuro: a física do invisível
Daniel Neves Micha, Germano Maioli Penello, Rudy Massami Sakamoto Kawabata, Teo Camarotti, Guilherme Torelly, Patrícia Lustoza de Souza, 19

Decodificando o código de barras
Luís Gustavo Pires Rodrigues, Leonardo Albuquerque Heidemann, Eloir De Carli e Lucas Gabriel Mota da Silveira, 24

Princípio de Arquimedes: uma abordagem experimental
Luiz Marcelo Darroz e Carlos Ariel Samudio Pérez, 28

Projeto “OVO” - Utilização das Leis de Newton no desenvolvimento de uma embalagem resistente a quedas
Antonio Romero Lopes Neto, 32

Ensinar física para alunos do século XXI: como ensinar unidades e medidas - meio metrinho ou meio metrão?
Marcio Medina, 36

O centro de todas as coisas. Um século da descoberta do núcleo atômico
Cássio Leite Vieira, 38

Mini-planetário: um projetor portátil de baixo custo
Demetrius dos Santos Leão, 42
Anexo

Ilusões de óptica: contraste
Mara Fernanda Parisoto e Thaís Rafaela Hilger, 48

Problemas Olímpicos, 53