A Física na EscolaVol. 12 nº 1 - Maio/2011 |
Carta do Editor
Sílvio R. Dahmen 3
Determinação da velocidade de uma fonte sonora através da aquisição automática de dados, baseada no efeito Doppler-Fizeau
Alexandre Novicki, Elder da Silveira Latosinski e Rodrigo Poglia, 4-7
Discutindo os freios ABS no Ensino Médio
Leonardo Raduan de Felice Abeid e Alexandre Carlos Tort, 8-11
O ensino de acústica no Ensino Médio por meio de instrumentos musicais de baixo custo
Daniel De Andrade Moura e Pedro Bernardes Neto, 12-15
Quais lâmpadas acendem? Entendendo o funcionamento dos circuitos elétricos
Mauro Costa da Silva, 16-19
Utilizando a câmera fotográfica digital como ferramenta para distinguir as cores das estrelas
Guilherme F. Marranghello e Daniela B. Pavani, 20-26
Um pouco de física na superfície do café
Danilo Claro Zanardi e Mikiya Muramatsu, 27-29
Sugestão de experimentos referentes à eletricidade e magnetismo para utilização no Ensino Fundamental
Moacir Pereira de Souza Filho, Sérgio Luiz Bragatto Boss, João Mianutti e João José Caluzi, 30-33
Poluição luminosa
Adriana Oliveira Bernardes, 34-36
LHC: o que é, para que serve e como funciona
Marta Maximo Pereira, 37-41
Ainda:
Satélite montado por estudantes brasileiros deve entrar em órbita, 29
Resenha - A Pedra com Alma: A Fascinante História do Magnetismo, 11