A Física na Escola

Vol. 11 2 - Outubro/2010

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Editorial
Sílvio R. Dahmen, 3

E quando a água não subiu mais que dez metros? O barômetro de Gasparo Berti nas aulas de física
Luciano Denardin de Oliveira e Paulo Machado Mors, 4

Brincando com correntes induzidas
Rogério Rodrigues de Souza, Edmilton Gusken e Alessandro Gonçalves Mundim, 6

O espalhamento Rutherford na sala de aula do ensino médio
Maxwell Siqueira e Mauricio Pietrocola, 9

Um debate na escola: a história e a filosofia da ciência em foco
Boniek Venceslau da Cruz Silva, 12

O LHC ajudando a entender conceitos de eletrostática no ensino médio
Xabier Cid Vidal e Ramón Cid Manzano, 16

Um modelo concreto para o estudo da estabilidade nuclear no ensino médio
Maurício Girardi Schappo, 22

Pontes de macarrão: uma alternativa para o ensino da estática
Anaximandro Dalri Merizio e Carlos Alberto Souza, 27

Ferramentas online no ensino de ciências: uma proposta com o Google Docs
Leonardo Albuquerque Heidemann, Ângelo Mozart Medeiros de Oliveira e Eliane Angela Veit, 30

Uma “luz” no aprendizado da ciência: inserindo a prática investigativa com uma vela
James A. Souza e Cleidson S. de Oliveira, 34

Faça vc mesmo:
Retroprojeção do campo magnético
A.C. de Lima e A.C. Bertuola, 40


Problemas Olímpicos, 41