|
A Física na EscolaVol. 10 nº 2 - Outubro/2009 |
Carta do Editor
Mensagem
do ex-editor
Nelson Studart, 3
Mensagem
do novo editor
Sílvio R. Dahmen, 3
Henry
Armstrong e o ensino por descoberta
Arthur Galamba, 7
História
da ciência no ensino fundamental e médio: de Galileu às
células-tronco
Adriana Oliveira Bernardes e Arleidimar Ramos dos Santos, 11
Análise
das ideias dos alunos sobre hidrostática
Ana Paula Sebastiany, Ivan Francisco Diehl, João Batista Siqueira
Harres, Michelle Camara Pizzato, 16
A
interpretação física de um golpe do karatê: o Gyaku-zuki
Rosana B. Santiago e José Carlos Martins, 19
O
uso de instrumentos musicais como ferramenta motivadora para o ensino de acústica
no ensino médio
Wilson Leandro Krummenauer, Terrimar Ignácio Pasqualetto e Sayonara
Salvador Cabral da Costa, 22
Construção
de três dispositivos com material de baixo custo para o estudo do movimento
circular através da transferência de movimento
Ana Paula Sebastiany, Ivan Francisco Diehl, João Batista Siqueira
Harres e Michelle Camara Pizzato, 25
Medindo
a velocidade de rotação da terra sem sair de casa
Marcelo Girardi Schappo, 29
Física
na Escola na Europa
Eduardo Gama e Marta F. Barroso, 32
Disco
de Newton multissensorial
Eder Pires de Camargo, Camila Bim, Jaqueline Schiavinato Olivo e Rafael
Luiz Heleno Freire, 36