SÉRIE
Física Moderna e Contemporânea para professores do ensino
médio
A
Diretoria da SBF está começando a organizar a série
Física Moderna e Contemporânea para professores do ensino
médio.
Estes livros deverão ser dirigidos a professores de Física
do ensino médio, apresentando temas contemporâneos da pesquisa
em Física conjuntamente com propostas metodológicas para
a sua inserção nas suas aulas.
No próximo Simpósio Nacional de Ensino de Física,
a ser realizado no Rio de Janeiro em 2005, faremos o lançamento
do Ano Mundial da Física, em comemoração aos 100
anos dos trabalhos do Einstein.
Deste modo, alguns livros desta série serão lançados
durante o evento, também em comemoração.
A nossa comunidade de pesquisadores em Física e de Ensino de Física
já tem se mostrado sensibilizada com a necessidade de investir-se
em novos textos acessíveis aos professores. Alguns pesquisadores
já estão trabalhando nessa linha. Agora a SBF quer sistematizar
e viabilizar de modo consistente estas iniciativas e vem convidá-lo
a participar.
O formato do livro será de cerca de 70 páginas, no tamanho
de 11 x 21 cm, de forma que o custo seja razoavelmente acessível
ao professor. Assim ele poderá comprar vários livros da
série em tempos diferentes.
Os temas, a serem sugeridos pelos autores, deverão estar dentro
da proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais + , do MEC, cobrindo
sugestões incluídas nos Temas Estruturadores, relacionados
à Física Moderna e Contemporânea. Informações
poderão ser encontradas em http://www.mec.gov.br/semtec/ensmed/ftp/CienciasNatureza.pdf
. Há uma infinidade de assuntos que poderão ser trabalhados
em cada exemplar da Série.
A Comissão Editorial da série dos livros sobre Física
Moderna e Contemporânea para professores de Ensino Médio,
que tem trabalhado no assunto, sinaliza que há dificuldade da transposição
didática de conteúdos de Física para a sala de aula.
Como conseqüência, recomenda fortemente que a estrutura de
cada livro seja elaborada, desde o início, em conjunto por 2 autores:
um da área de pesquisa em Física e outro da área
de pesquisa em ensino de Física, pois assim se complementarão.
Estes dois pesquisadores podem se apresentar já indicando o tema,
ou a Comissão Editorial desta série poderá fazer
as parcerias correspondentes. Deste modo, estaremos fornecendo ao professor
material de aprofundamento em Física e sugestões de sua
transposição didática, relações com
outras disciplinas, enquadramento do tema na estrutura curricular.
Solicitamos e estimulamos vivamente o seu engajamento na elaboração
desta série e apresentamos o cronograma:
20/dez/
2003 - lançamento da série aos sócios, com chamadas
para escritores
10/fev/2004 - recebimento de propostas com resumo de cerca de 250 palavras
10/março/2004 - análise das propostas pela Comissão
20/abril/2004 - apresentação do esquema do livro, com prefácio
e proposta de índice
30/abril/2004 - aprovação pela Comissão
30/julho/2004 - entrega do texto final
15/agosto/2004 - análise feita pela Comissão e envio para
Editor
30/agosto/2004 - resposta do Editor
20/setembro/2004 - revisão do texto pelos autores
30/setembro/2004 - OK da Comissão e envio para publicação
Os livros serão editados pela Editora da Livraria da Física,
com a qual faremos um contrato para esta série. A tiragem inicial
deverá ser de cerca de 3000 exemplares. Os direitos autorais serão
distribuídos entre a SBF e os autores.
A Comissão Editorial da Série Física Moderna e Contemporânea
para professores do ensino médio e a Diretoria da SBF contam com
a sua contribuição.
Nelson Studart (Editor das Revistas Brasileira de Ensino de Física
e Física na Escola)
Oto Néri Borges (UFMG)
Fernanda Ostermann (UFRGS)
Carlos Eduardo Aguiar (UFRJ)
Deise Miranda Vianna (Secretária de Ensino da SBF)
Oscar Nassif (Secretário da SBF)
As propostas deverão ser enviadas para o email ensino@sbfisica.org.br.
|